SOLDAS MIG, TIG E ELETRODO REVESTIDO CURITIBA

SOLDA MIG

O processo de soldagem GMAW (Gas Metal Arc Welding), ou Soldagem ao Arco Elétrico com Atmosfera de Proteção Gasosa. Consiste de um processo de alimentação constante de um arame consumível (polaridade +), que é direcionado a uma peça metálica (polaridade -), sob uma atmosfera de proteção gasosa.

Trata-se de um processo muito flexível que proporciona soldagens de qualidade com grande produtividade, principalmente quando comparado com processos manuais como eletrodos revestidos. O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

SOLDA TIG

Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte. Se um metal de enchimento é necessário, ele é adicionado no limite da poça de fusão.
A soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.

ELETRODO REVESTIDO

A soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding – SMAW), similarmente é conhecida como soldagem manual a arco elétrico (Manual Metal Arc – MMA).

É realizada com o calor de um arco elétrico conservado entre duas partes metálicas, a extremidade de um eletrodo metálico revestido e o acessório de trabalho/metal base. O calor criado pelo arco elétrico é bastante para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento. No momento em que as gotas de metal fundido são transferidas por meio do arco para a poça de fusão, são protegidas do ambiente pelos gases fabricados ao longo da decomposição do revestimento. A escória líquida flutua em direção à superfície da poça de absorção, no qual protege o metal de solda do ambiente ao longo da solidificação.